Trilha das 7 praias

A trilha das 7 praias é um percurso muito conhecido e apreciado pelos turistas que visitam o litoral brasileiro. Embora haja várias trilhas com esse nome em diferentes regiões do país, uma das mais famosas é a trilha das 7 praias em Ubatuba, São Paulo.
 
A trilha das 7 praias em Ubatuba é uma caminhada que percorre cerca de 11 km ao longo da costa, passando por sete belas praias. A trilha começa na Praia da Lagoinha e termina na Praia da Fortaleza. Durante o percurso, você passará por paisagens deslumbrantes, incluindo praias paradisíacas, mata atlântica preservada e mirantes com vistas panorâmicas.
 
As sete praias que você encontrará ao longo da trilha são:
 
1. Praia da Lagoinha: Uma praia de águas calmas e areia branca, cercada por montanhas cobertas de vegetação.
 
2. Praia do Peres: Uma pequena praia com águas cristalinas e um ambiente tranquilo.
 
3. Praia do Oeste: Uma praia mais isolada e selvagem, com águas claras e um cenário natural deslumbrante.
 
4. Praia do Bonete: Uma praia de mar agitado e muitas ondas, ideal para surfistas.
 
5. Praia Grande do Bonete: Uma praia ampla e extensa, com boas ondas para surfar e uma atmosfera mais agitada.
 
6. Praia Deserta: Como o nome sugere, é uma praia praticamente deserta, com uma beleza natural intocada.
 
7. Praia da Fortaleza: A última praia da trilha, com uma bela paisagem e uma enseada tranquila para desfrutar.
 
 
Cada praia tem suas características únicas e oferece diferentes opções de lazer, como natação, mergulho, surf e simplesmente relaxar na areia. Ao fazer a trilha, é importante levar água, protetor solar, lanches e usar calçados adequados para caminhadas.

A dificuldade da trilha das 7 praias em Ubatuba pode variar ao longo do percurso, dependendo do trecho específico e das condições individuais de cada pessoa. Em geral, a trilha é considerada de nível moderado, com alguns trechos mais desafiadores.

Alguns fatores que podem influenciar a dificuldade da trilha incluem a extensão total da caminhada, o terreno acidentado, a presença de subidas e descidas íngremes, a exposição ao sol e o clima local.

É importante levar em consideração a sua condição física, experiência em trilhas e capacidade de caminhar por longos períodos antes de embarcar nessa jornada. Se você não está acostumado(a) a caminhar ou não possui um bom condicionamento físico, pode ser mais desafiador.

É recomendável iniciar a trilha com tempo suficiente para percorrer todo o trajeto e fazer pausas regulares para descansar e se hidratar. O uso de calçados adequados e roupas confortáveis é fundamental para garantir a segurança e o conforto durante a caminhada.

Se você não tem experiência em trilhas ou está inseguro(a), pode ser útil contratar um guia local, que conhece bem a região e pode ajudar a navegar pelos trechos mais desafiadores.

Tempo do Percurso

O tempo de caminhada na trilha das 7 praias em Ubatuba pode variar dependendo do ritmo de cada pessoa, das condições do terreno e das pausas realizadas ao longo do percurso. Em média, estima-se que a trilha possa ser concluída em aproximadamente 4 a 6 horas.

Vale ressaltar que essa é uma estimativa geral e pode variar de acordo com fatores individuais. Alguns caminhantes mais experientes e em bom condicionamento físico podem concluir a trilha em um tempo menor, enquanto outros podem levar mais tempo, especialmente se preferirem fazer pausas mais longas ou tiverem um ritmo mais tranquilo.

Além disso, é importante considerar as condições climáticas e o nível de dificuldade da trilha. Se houver trechos mais íngremes, terrenos acidentados ou se o clima estiver muito quente, esses fatores podem afetar o tempo total de caminhada.

Portanto, ao planejar a trilha das 7 praias em Ubatuba, é recomendável partir com antecedência suficiente para concluir o percurso com tranquilidade, aproveitando o trajeto e garantindo tempo para descanso e apreciação das paisagens ao longo do caminho.

Recomendações

Ao se preparar para fazer a trilha das 7 praias, é importante considerar algumas recomendações para garantir uma experiência segura e agradável. Aqui estão algumas dicas:

1. Planejamento: Antes de iniciar a trilha, informe-se sobre as condições climáticas, níveis de dificuldade e duração estimada. Verifique se há guias locais disponíveis e informe alguém sobre seus planos e horários.

2. Equipamentos: Use calçados confortáveis e adequados para caminhadas, de preferência com solas antiderrapantes. Leve uma mochila leve para carregar água, lanches, protetor solar, repelente de insetos, chapéu, óculos de sol, uma toalha e um agasalho leve.

3. Água e alimentação: Mantenha-se hidratado durante a trilha. Leve água em quantidade suficiente para o percurso. Leve também lanches leves e energéticos, como frutas, barras de cereais e sanduíches, para repor a energia.

4. Protetor solar e repelente de insetos: Proteja sua pele dos raios solares aplicando um protetor solar de amplo espectro. Além disso, aplique repelente de insetos para se proteger contra mosquitos e outros insetos.

5. Vestuário adequado: Use roupas leves, confortáveis e apropriadas para caminhadas. Dê preferência a roupas que protejam contra os raios solares, como camisetas de manga longa e calças compridas.

6. Respeite a natureza: Mantenha a trilha limpa e não deixe lixo para trás. Respeite a fauna e a flora local, não faça fogueiras e evite interferir no ambiente natural.

7. Segurança: Tenha cuidado ao caminhar em terrenos irregulares e escorregadios. Preste atenção às placas de sinalização e evite áreas perigosas, como penhascos ou mar agitado.

8. Grupo e horários: É sempre recomendável fazer trilhas acompanhado. Se possível, junte-se a um grupo ou contrate um guia local. Além disso, verifique os horários de maré para evitar problemas ao atravessar algumas praias.

Lembre-se de que as condições da trilha podem variar, portanto, esteja preparado para imprevistos. Aproveite a caminhada, respeite a natureza e desfrute das belas praias ao longo do percurso.

Como Chegar

Para iniciar a trilha das 7 praias em Ubatuba, você precisará primeiro chegar à Praia da Lagoinha, que é o ponto de partida oficial. Em todas as praias do percurso, incluindo a da Lagoinha e Fortaleza existem embarcações que podem ser contratadas para te levar a outro ponto de preferencia.

 

Ubatuba Praia Grande Hotel

De frente para a Praia Grande, este hotel discreto com vista para o Oceano Atlântico Sul fica a 4 km das exposições sobre a vida marinha do Aquário de Ubatuba.



Veja tambem