Cidades próximas: Paraty

Além de aproveitar os atrativos da cidade de ubatuba, ubatuba fica perto de outras cidades que podem ser visitadas em um dia sem estradas totais. Por isso vamos apresentar cidades e atrações próximas interessantes. A cidade de hoje será Paraty.

Paraty é uma cidade histórica localizada no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É conhecida por sua arquitetura colonial preservada, ruas de pedra e belas praias. A cidade está situada entre a Serra da Bocaina e o Oceano Atlântico, proporcionando um cenário natural deslumbrante.

Paraty foi fundada em 1667 e possui um importante valor histórico-cultural. Seu centro histórico é considerado Patrimônio Histórico Nacional e é famoso por suas ruas estreitas, calçadas de pedra e casas coloniais coloridas. As construções antigas foram preservadas e muitas delas foram convertidas em lojas, restaurantes, pousadas e galerias de arte.

Além de sua beleza arquitetônica, Paraty também é conhecida por suas praias e ilhas paradisíacas. A região possui mais de 60 praias, muitas delas rodeadas por vegetação exuberante e com águas cristalinas. Entre as praias mais populares estão a Praia do Jabaquara, a Praia do Pontal e a Praia do Sono. A cidade também é ponto de partida para passeios de barco que exploram as ilhas e enseadas da região.

Outra atração importante em Paraty é a sua agenda cultural. A cidade abriga diversos eventos ao longo do ano, como a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que reúne escritores e intelectuais de renome, e o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, que celebra a cultura local e a produção artesanal de cachaça.

Paraty é um destino muito procurado por turistas que desejam apreciar sua beleza natural, história e cultura. É um lugar encantador para caminhar pelas ruas históricas, aproveitar as praias e desfrutar da atmosfera única que a cidade oferece.

Distância

A distância entre Ubatuba e Paraty, seguindo a rota mais comum pela BR-101, é de aproximadamente 165 km. O tempo de viagem pode variar dependendo das condições de tráfego e das paradas ao longo do caminho. Em geral, a viagem de carro leva cerca de 2 horas e meia a 4 horas, em média.

O que fazer em Paraty

Em Paraty, há uma variedade de atividades e atrações para desfrutar. Aqui estão algumas sugestões do que fazer em Paraty:

1. Explorar o Centro Histórico: Passeie pelas ruas de pedra do centro histórico de Paraty e admire a arquitetura colonial bem preservada. Visite as igrejas, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, e explore as galerias de arte, lojas de artesanato e restaurantes charmosos.

2. Passeio de barco pelas ilhas e praias: Aproveite os passeios de barco disponíveis para conhecer as ilhas e praias paradisíacas da região. Você pode visitar lugares como a Ilha dos Porcos, a Praia do Sono, a Praia do Jurumirim e a Praia Vermelha.

3. Trilhas e cachoeiras: A área ao redor de Paraty oferece belas trilhas e cachoeiras. Uma opção popular é a Trilha do Ouro, que segue o antigo caminho utilizado pelos escravos para transportar o ouro da região. Outra opção é a Cachoeira do Tobogã, onde você pode se divertir escorregando nas pedras e nadando em piscinas naturais.

4. Praticar esportes aquáticos: Aproveite as águas cristalinas de Paraty para praticar atividades como mergulho, stand-up paddle, caiaque e snorkeling. Há várias empresas que oferecem aluguel de equipamentos e passeios guiados.

5. Participar de festivais e eventos: Paraty é conhecida por seus festivais culturais. A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) atrai escritores e intelectuais de renome de todo o mundo. Além disso, há o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, com degustações de cachaça e apresentações musicais.

6. Desfrutar da gastronomia local: Paraty oferece uma variedade de restaurantes e bares onde você pode saborear a culinária local. Experimente pratos tradicionais, como a moqueca, a feijoada e os frutos do mar frescos.

Essas são apenas algumas sugestões, mas Paraty tem muito a oferecer em termos de cultura, natureza e lazer. Aproveite para desfrutar da atmosfera encantadora da cidade e explorar suas belezas naturais.

Ubatuba Praia Grande Hotel

De frente para a Praia Grande, este hotel discreto com vista para o Oceano Atlântico Sul fica a 4 km das exposições sobre a vida marinha do Aquário de Ubatuba.



Veja tambem